A DIFERENÇA ENTRE SER ROCINHA OU NÃO SER

Por: Ocimar Santos / Foto: Marcelo Piu

Já amanhecendo, a Rocinha foi a penúltima a desfilar e surpreendeu pela leveza.  Foto O Globo  Marcelo Piu

* Quem é Rocinha exalta os seus feitos, delira com suas glórias, respeita a sua história e faz reverência ao seu pavilhão. Quem não é Rocinha, inventa constantes defeitos, desconhece a sua memória, e chama o pavilhão de bandeira.

* Quem é Rocinha, reconhece seus heróis, não abandona o barco jamais, cultua um ambiente de paz e sonha sempre com a vitória. Quem não é Rocinha, é ávido por vilões, obcecado por bruxas, e com os braços cruzados reclama até de dinheiro novo.

* Quem é Rocinha se emociona com a velha guarda, é carinhoso com as baianas, incentiva suas crianças, e canta sem mágoa o samba pra qual não torceu. Quem não é Rocinha, ignora a fiel tradição, não rega a ‘flor do amanhã’, e é incapaz de ‘sambar com a mente sã’.

* Quem é Rocinha faz da borboleta o seu bicho de estimação, recicla as emoções, faz do verde, branco, azul a tendência de todas as estações. Quem não é Rocinha diz que o símbolo não combina com o seu sexo, descortina opiniões sem nexo, e não entende nada de moda.

* Quem é Rocinha faz de nossa quadra a extensão de seu lar, com as asas da borboleta quer voar, é sadio, guerreiro, e tem fé. Quem não é Rocinha, nem sabe quem foi Bertha Lutz, discute porque o vermelho do Sangue Jovem não entrou na bandeira, diz que é Mangueira, sendo ‘doente do pé’.

* Quem é Rocinha, sofre de forma diferente pelo resultado, mas não diz que é roubado; reveste-se com a certeza do dever cumprido e sente-se parte de um projeto a longo prazo. Quem não é Rocinha, se municia do nono lugar, procura um cristo pra crucificar e é o primeiro a não ‘botar a cara’.

* Quem é Rocinha apoia o seu presidente, deixa a era dos blocos pra trás e anda pra frente com o intuito de somar. Quem não é Rocinha, ressuscita os fantasmas do passado, critica e diz que tá tudo errado, sem ao menos ter conhecimento dos ‘leões que matamos por dia’.

Ser ou não ser? Eis a questão. A princípio é preciso entender de verdade a grandeza de uma escola de samba associada a força de sua comunidade.

Ser ou não ser?… Talvez este simples questionamento possa nos elucidar o caminho da vitória. O dia que todo mundo for Rocinha de verdade não vai dar para as outras escolas. Agremiação nenhuma terá uma escola de samba com duzentos mil componentes prontos pra luta. Duzentos mil e um se puder contar com você. Faça parte deste mutirão. Seja Rocinha. De verdade. Você não vai se arrepender.

Receba o afago de uma escola guerreira, sem medo de ser feliz, e que deseja te receber de braços abertos. Faça parte de uma instituição de samba que tem um compromisso com o futuro, e que tem a humildade de aprender a se superar.

A Acadêmicos da Rocinha é reluzente feito o mais fino cristal, é a vitrine do sucesso mais breve que se possa imaginar, é a vidraça mais difícil de ser quebrada, a taça mais chique e requintada, o lustre de maior clarão. Duvido que alguém tenha a qualidade de nosso vidro, a benção de Jorge Guerreiro, o charme de uma princesinha… Só a borboleta encantada tem a força de uma Rocinha.

Minha escola tão bela, juntos vamos vencer, com a magia de uma grande favela, toda vidrada em você.

(Ocimar Santos – Compositor e Diretor de Divulgação da escola – com muito orgulho)

Tags: , , , , , , , ,

6 comentários para “A DIFERENÇA ENTRE SER ROCINHA OU NÃO SER”

  1. Maria Cristina disse:

    Ocimar vc realmente sabe expressar o sentimento de todos nós Rocinhenses de corpo e alma, ser Rocinha é paixão, garra, e nunca ter o sentimento de vencido, estamos hoje mais fortes do que ontem, esse carnaval já foi, agora temos o ano que vem, com o apoio da comunidade vamos longe, um abraço.

  2. Ocimar, este texto precisa ser mais divulgado, já passou da hora de muita gente aceitar nossos esforços como a construção de uma agremiação nova, mas que tem história.
    Vem aí o aniversário da nossa escola de samba, será hora de juntarmos os cacos, refazermos os planos e sacudir a poeira para estarmos bem na avenida em 2012.
    Abç Joilson Pinheiro

  3. Joana Martins disse:

    tô nessa.sempre.obrigada por ser rocinha também

  4. MARAVILHOSO PODER LER E DESFRUTAR, DE INUSITADA POESIA E VERDADES

    PARABÉNS MEU PARCEIRO DO AMIGO

    DE ONTEM,HOJE E SEMPRE

    RUBINHO

  5. Sales disse:

    Belas palavras, realmente a Rocinha é tudo isso e muito mais.
    Tenho orgulho de ser Azul,Verde e Branco

    Um abraço

Deixe um comentário