Canal Comunitário
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
As últimas 'curtinhas' do GRES Acadêmicos da Rocinha
É 'pá e bola'. Um toquinho curtinho daquilo que rola nos bastidores da Princesinha da zona sul .
 As últimas curtinhas do GRES Acadêmicos da Rocinha

Rocinha define enredo para 2012

A Acadêmicos da Rocinha já tem enredo para o Carnaval 2012. A agremiação de São Conrado que desfila pelo Grupo de Acesso A vai apresentar o enredo "Vou colocar teu nome na praça", de autoria do carnavalesco Luiz Carlos Bruno. A entrega da sinopse acontece no dia 22 de maio na quadra.

Semifinal do Favela Festival

A quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha será palco da semifinal do Favela Festival, realizado pela CUFA - Central única das Favelas com o propósito de revelar novos talentos da música popular brasileira, buscando extrair a musicalidade natural que existe dentro das comunidades cariocas, além de incentivar e divulgar os novos valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentistas.

Alessandra Chagas não é mais a primeira porta-bandeira da agremiação

O G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha comunica o desligamento da sua primeira porta-bandeira, Alessandra Chagas, que defendia a verde, azul e branco desde 2007. A direção de carnaval da agremiação busca uma nova profissional para conduzir o pavilhão da Acadêmicos da Rocinha no carnaval 2012.

Rocinha na Argentina


A Acadêmicos  da Rocinha fará a sua estreia no carnaval argentino. A escola  da Borboleta levou 40 componentes para participar da segunda edição do "Carnaval do Rio em San Luis", na província de mesmo nome, no centro-oeste argentino nesta sexta e sábado (25 e 26/03/2011). O evento será o maior desfile de carnaval realizado por brasileiros fora do Brasil e nos mesmos moldes da Sapucaí, com as mesmas fantasias utilizadas pelos participantes em suas respectivas escolas no Rio. Os enredos foram desenvolvidos pelos carnavalescos Milton Cunha e Jorge Caribé. O primeiro falará sobre meio ambiente e o segundo, sobre tecnologia. A Rocinha estará presente no desfile que exaltará o progresso e os seus avanços tecnológicos.

Visita à Cidade do Samba

Os alunos do projeto social Arte Cidadã tiveram a oportunidade de conhecer bem de pertinho a fábrica de sonhos. Os estudantes visitaram nesta quarta-feira (08/12) a Cidade do Samba e tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho dos profissionais do maior show da Terra. O Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha, o Qualificar, conta com patrocínio da Petrobras.


Acadêmicos da Rocinha promove Oficina de Natal

O Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha, o Qualificar, promoveu uma  Oficina de Natal (9/12), com a finalidade de ensinar a fazer enfeites natalinos reciclados no ateliê do projeto Arte Cidadã, na sede da agremiação. A oficina aconteceu em dois turnos manhã (às 9h) e tarde (às 14h) e teve o objetivo de ensinar os moradores da Rocinha e alunos do projeto social a produzirem enfeites natalinos baratos e reciclados. As aulas foram gratuitas. O Arte Cidadã conta com patrocínio da Petrobras. Maiores informações através dos telefones: 2242-5007/2259-2030.

Grupo A: CD terá novamente participação da comunidade


Mais uma etapa na produção do CD da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso - Carnaval 2011 foi gravada na quadra da Estácio de Sá. O objetivo do produtor Leonardo Bessa é fazer com que o público alvo sinta a emoção do componente como se ele estivesse na avenida.
 
Acadêmicos da Rocinha, Alegria da Zona Sul, Império da Tijuca, Acadêmicos do Cubango e Caprichosos de Pilares levaram seus componentes para cantarem seus hinos oficiais. Em seguida Unidos do Viradouro, Império Serrano, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos de Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá tamém fizeram suas gravações desta etapa de produção do CD. A audição do Cd do Grupo A está prevista para ser no dia 09 de novembro.

Rocinha fará seleção para empregos na segunda-feira

Nesta segunda-feira (25) tem entrevistas de emprego na quadra da Acadêmicos da Rocinha às 9h. As vagas abertas disponíveis são oportunidades para diversas áreas como redes de cinemas, drogarias, supermercados e restaurantes nas funções de: atendimento, recepção, auxiliar de manutenção, eletricista e também assistente de gerência. Os candidatos devem ter entre 18 e 40 anos e ensino fundamental completo. Os interessados devem comparecer à quadra da Escola de Samba com documentação (RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade e certificado de reservista (somente para os homens), além de levar caneta, lápis e borracha. Vale ressaltar que os candidatos devem evitar o uso de roupas transparentes, decotadas, saias ou vestidos curtos, shorts e bermudas. A ação está sendo realizada pelo Núcleo de Responsabilidade da Acadêmicos da Rocinha, Qualificar, Conexão CDI Rede Cidadã, com a parceria do Programa Comunidade Eficiente da Light, através do Projeto Arte Cidadã, patrocinado pela Petrobras.

Crianças da Rocinha participam de atividades gratuitas

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza neste sábado (23) o encontro Criança com Saúde e Cidadania, com atividades de promoção da saúde infantil na Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro.

O evento, que acontece até as 13h, ocupa a quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha com tendas que divulgam a importância da vacinação, métodos de prevenção de acidentes domésticos, além de temas como meio ambiente, saúde bucal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
 Para atrair as crianças, a coordenação de Saúde da área e parceiros da Rocinha organizam brincadeiras, apresentação de marionetes e outras atividades lúdicas.

Ainda há vagas para curso de Carnaval

Ainda restam pouquíssimas vagas para os cursos de capacitação técnica em Produção de Carnaval, do projeto Arte Cidadã desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha. É necessário que os alunos tenham mais de 15 anos e sejam moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade e que estejam matriculados na Rede Pública de Ensino ou tenham concluído o ensino médio na Rede Pública. É necessário comparecer com esta documentação na sede da agremiação entre os dias 13 e 15 de outubro, na Rua Bertha Lutz, nº 80, São Conrado, das 10h às 16h. As aulas terão início no final de outubro. O projeto Arte Cidadã conta com patrocínio da Petrobras. Maiores informações através dos telefones: 2242-5007/2259-2030.

Quadra fechará para reformas

Depois de escolher o samba com o qual lutará pela tão sonhada vaga no Grupo Especial, a quadra da Borboleta ficará fechada para reformas. Uma nova fachada, a pintura do chão e uma providencial manutenção iterna tornará a quara da princesinha ainda mais atraente. Os portões da sede da Acadêmicos da Rocinha reabrirão no dia 16 de Outubro.

Neste sábado acontece a semi-final e show do Renato da Rocinha

A Acadêmicos da Rocinha realiza neste sábado a semi-final da eliminatória de samba-enredo para o carnaval 2011. A agremiação tricolor que levará para a Marquês de Sapucaí no sábado de Carnaval o enredo "Rocinha! Estou vidrado em você" segue com quatro obras na disputa, uma parceria será desclassificada e três irão para a final no dia 02 de outubro. O evento começa às 23h, e terá apresentação especial do cantor Renato da Rocinha e do DJ Jota Effe.

Compositores de luto


A Ala dos Compositores do Acadêmicos da Rocinha está de luto. Faleceu neste domingo (17/07) o compositor, Valdevino Angelino, mais conhecido como Vino. Octagenário, mas muito ativo, Vino, que era oriundo do bloco Sangue Jovem sempre concorria nas disputas de samba na Rocinha. Juntos com seus fiéis parceiros da Rua Um foi o 1º campeão de samba no Bloco Cultural "Ai Que vergonha!", composto por antigos dirigentes e componentes da bateria da Princesinha. O sambista foi sepultado nesta segunda feira no cemitério do Catumbi.

Salgueiro recebeu Mangueira, Beija-Flor e Rocinha em seu ensaio


O Salgueiro recebeu componentes da Mangueira, Beija-Flor e Acadêmicos da Rocinha no ensaio de sábado, dia 17/07. A partir das 22h, um grupo de pagode faz o aquecimento e, à meia-noite, Quinho e os intérpretes da vermelho e branco da Tijuca interpretaram uma seleção de sambas-enredo que fizeram a história da agremiação, embalando casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas, velha-guarda e todos os componentes, ao ritmo da Bateria Furiosa, de Mestre Marcão. Também esteve presente à frente a bela rainha da bateria Viviane Araújo.

As escolas convidadas estiveram com seus principais seguimentos, o que deu ainda mais brilho à festa. Renata Santos, rainha de bateria da Mangueira, aproveitou para comemorar seu aniversário.

A quadra da Acadêmicos do Salgueiro fica na Rua Silva Teles 104, no Andaraí. O preço único do evento foi R$ 10, a classificação etária: 16 anos.

Rocinha é a décima á desfilar

A Lesga definiu na noite desta quinta-feira (15/07), em sorteio realizado no Scala, a ordem de desfile do Grupo de Acesso A para o Carnaval 2011. Confira a ordem:

01 - Alegria da Zona Sul
02 - Renascer de Jacarepaguá
03 - Viradouro
04 - Santa Cruz
05 - Império da Tijuca
06 - Inocentes de Belford Roxo
07 - Cubango
08 - Estácio
09 - Império Serrano
10 - Rocinha
11 - Caprichosos

Processo Seletivo na Rocinha


O Projeto Pensando Junto e a Acadêmicos da Rocinha, em parceria com o Conexão CDI e com o Projeto Arte Cidadã patrocinado pela Petrobras, promovem um processo seletivo amanhã (24/06), em sua sede, às 10h.

As vagas abertas são oportunidades para as redes de drogarias, supermercados, restaurantes e cinemas. Os candidatos deverão comparecer à quadra da Escola de Samba com documentação (RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade e certificado de reservista (somente para os homens), além de levar caneta, lápis e borracha.

Os interessados com idade acima de 15 anos, que estejam cursando o ensino médio, poderão se cadastrar para o Programa Jovem Aprendiz. Já os maiores de 18 anos poderão participar do recrutamento e seleção para o mercado de trabalho. Vale ressaltar que os candidatos devem evitar o uso de roupas transparentes, decotadas, saias ou vestidos curtos, shorts e bermudas.

Mais informações pelos sites: www.pensandojunto.org.br/ e www.academicosdarocinha.com.br/artecidada .



Rocinha tem 2 vice-presidentes


Quem nos informou essa foi o multisambista faz-tudo Valdinês Dias: Na noite da entrega da sinopse o Presidente Déo Pessoa disse para todos ouvirem que: Cabo Chico e Ronaldinho (foto) são os Vice-Presidentes da agremiação. Dois vice-presidentes!!! É... esse cargo tá sendo uma pedra no sapato...


Sobre a disputa de samba

A partir de 17 de Maio os compositores já podem conversar com o Carnavalesco lá no barracão das 10:00 as 20:00 hs de segunda a quinta. Mas será preciso agendar através do telefones: 21 2233-5082 e 2223-1933 falar com a Flavia.   A entrega do samba será no dia 01 de Agosto a partir das 15:00hs até as 21:00hs., na quadra da Berta Lutz, 80. Será necessário entregar o samba com 3 Cds e 10 letras impressas Cada samba poderá ter até 6 -seis- compositores. O inicio do corte começa no dia 14 de agosto, com a finalíssima no dia 2 de outubro.
 

Prêmio do samba dobrou para R$ 20 mil


Para deixar a disputa de samba-enredo ainda mais acirrada, a direção de carnaval da Rocinha dobrou a premiação para o samba campeão. A composição vencedora levará para casa um cheque de R$ 20 mil.

Sob o comando do carnavalesco Luiz Carlos Bruno, a escola da Rocinha contará na Avenida a utilização do vidro ao longo da sua história, das descobertas arqueológicas por civilizações da antiguidade às mudanças que o seu uso proporcionou em nossas vidas.


Acadêmicos da Rocinha promove encontro com lideranças

A Rocinha através do seu Núcleo de Responsabilidade Social, Qualificar promoveu nesta quarta-feira (12/05) um café da manhã, em sua sede, com as lideranças da comunidade. O encontro com os parceiros e representantes da Rocinha teve como objetivo apresentar a segunda edição do projeto Arte Cidadã, que visa à inclusão social e digital de moradores da comunidade e adjacências. Em 2010, o projeto Arte Cidadã amplia o número de núcleos de capacitação, visando atender ao maior número possível de contemplados. As aulas têm a duração de dois a seis meses, com turmas de 10 a 25 alunos. O projeto social é dividido em três áreas: Capacitação Técnica, Inclusão Digital e Cidadania.


Sinopse será entregue na terça aos compositores


O G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha entregará a sinopse do enredo “Rocinha! Estou vidrado em você” aos seus compositores amanhã (11/05) às 20h, na quadra da agremiação. A disputa para escolher o hino oficial da Borboleta no carnaval 2011 terá início no dia 14 de agosto, com a finalíssima no dia 02 de outubro.

Sob o comando do carnavalesco Luiz Carlos Bruno, a escola da Rocinha contará na Avenida a utilização do vidro ao longo da sua história, das descobertas arqueológicas por civilizações da antiguidade às mudanças que o seu uso proporcionou em nossas vidas.


Disputas de samba já tem datas definidas


Em reunião realizada no dia 27 de abril (terça-feira), a comissão de carnaval da Acadêmicos da Rocinha comunicou aos compositores que a sinopse será entregue no dia 11 de maio (terça-feira). No encontro também foi definido que no dia 14 de agosto será o início da classificatória de samba-enredo terminando no dia 09 de outubro. Dirigentes da escola pediram um samba alegre e pra cima, e afirmaram que o próximo carnaval será diferente, a escola virá muito mais leve e solta, e essa coisa de falta de chão, ficará no passado. Segundo Déo, o carnaval de Luiz Carlos Bruno dará mais vida a escola, será inovador, mais técnico, e surpreenderá muita gente.


Aulas gratuitas de informática

O Projeto Arte Cidadã promove cursos gratuitos para a comunidade da Rocinha, Vidigal, Vila Canoas e Parque da Cidade. No Núcleo de Inclusão Digital, os cursos de informática são dividos por área: Informática para Escritório, Edição de Imagens, Montagem de Rede, Edição de Web e Montagem e Manutenção de Computadores.Aulas gratuitas de informática. As turmas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, duas vezes da semana, em dias e horários de acordo com o curso escolhido. As inscrições já estão abertas para as próximas turmas. Para fazer a inscrição é necessário ter 15 anos ou mais e comparecer com a documentação na Escola (ao lado do Complexo Esportivo da Rocinha).

O Projeto Arte Cidadã é desenvolvido pelo Qualificar - Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha com o patrocínio da Petrobras. Para mais informações sobre outros cursos oferecidos, basta entrar em contato com a Coordenação do Qualificar, através dos contatos: (21) 2422-5007 ou 2259-2030.


Compositores são convocados pra reunião

 A direção da Ala dos Compositores através de seu presidente Alexandre Naval, convocou os seus componentes para reunião realizada na última terça-feira (27/04) às 20h, na quadra da rua Bertha Lutz 80, em São Conrado. A reunião que contou com a presença do presidente Déo Pessoa e diretores do alto escalão do carnaval, foi um pouco esvaziada, até pela chuva, mas muito proveitosa. Datas importantes foram divulgadas e uma injeção de ânimo foi implementada pelo presidente. Ao final do encontro, Cabo Chico, com sua conhecida timidez, foi apresentado como o novo vice-presidente da agremiação.


Começa a reforma do telhado da quadra

As fortes chuvas que causaram transtorno a agremiação logo no dia do festejo dos seus 22 anos foram a gota dágua (com licença do trocadilho) para uma emergencial reforma do telhado. Segundo o presidente Déo Pessoa, os eventos na quadra estão provisoriamente suspensos em virtude de problemas antigos como: calhas quebradas, goteiras e vazamentos. Segundo o dirigente, o telhado que fica a altura do palco foi construído ainda na gestão do presidente Góis e jamais passou por uma reforma.

Além do telhado, Déo anda ocupado tentando solucionar pendências antigas de outros carnavais.


Jorge Mariano será o responsável pela Comissão de Carnaval

Seguindo o exemplo da Beija-Flor de Nilópolis, uma escola de comunidade, a Rocinha também adotou uma comissão de carnaval composta por 9 membros. Indicado pelo presidente Déo Pessoa, o "Laíla" da Rocinha será o experiente Jorge Mariano que já exerceu a função algumas vezes na trajetória da escola e foi o último diretor-geral de harmonia da agremiação. O que denota interessante corporativismo, é que o antigo diretor de carnaval, o todo poderoso Pedro Arídio, que ficava do alto dos camarotes sozinho, julgando sambas, será um dos componentes da nova comissão.


Acadêmicos da Rocinha define enredo para o Carnaval 2011


O Acadêmicos da Rocinha já definiu o nome do enredo para o próximo carnaval, que será desenvolvido pelo carnavalesco Luiz Carlos Bruno. Com o tema "Rocinha! Estou vidrado em você", a agremiação da Borboleta brigará pelo título do grupo de Acesso A e a tão sonhada volta ao Grupo Especial. SAIBA MAIS


Oficina de percussão tem início


A Oficina de Percussão promovida pelo Mestre Maurão já está esquentando os tamborins todas as quartas-feiras à noite, na quadra da Borboleta. A partir das 20h, o mestre de bateria ensinará o batuque aos novos alunos. Não precisa ser morador da comunidade para frequentar as aulas, o único pré-requisito é que os alunos sejam maiores de 13 anos. Maiores informações na secretaria através dos telefones: 3205-3318/3205-3303.


Abertas as inscrições para escola mirim


Borboleta Encantada: Estão abertas as inscrições para a escola de samba mirim da Rocinha desde último dia 19 de abril. Para se inscrever é preciso ter entre 5 e 18 anos e portar os seguintes documentos: xerox da certidão de nascimento, declaração escolar de 2010 original, atestado médico recente, duas fotos (3x4) e autorização do responsável (fornecida pela agremiação. As vagas são limitadas e as fantasias inteiramente gratuitas. Maiores informações na secretaria, ou através dos telefones: 3205-3318/3205-3303.


Intercâmbio na Rocinha

Em 19 de março, a Acadêmicos da Rocinha recebeu em sua quadra a orquestra Symphonic Wind Ensemble da Universidade de Western Illinois (EUA) para uma apresentação gratuita para a comunidade. A orquestra SWE fez uma apresentação especatular, com um grupo de aproximadamente 50 músicos de instrumentos de sopro e percussão conduzidos pelo Maestro Mike Fansler, além de contar também com a participação de um dos músicos da Escola de Música da Rocinha. Ao final do show, o maestro Mike Fansler foi presenteado com uma máscara produzida pelos alunos do Projeto Arte Cidadã, realizado pela Acadêmicos da Rocinha com o apoio da Petrobrás, através do Qualificar - Núcleo de Responsabilidade Social da Escola.

Visite o site oficial da escola www.academicosdarocinha.com.br


Fonte: Site Oficial e Redação Rocinha.org / Imagem: Editoria de Arte do GRESAR - Ricardo Neves / ATUALIZADO em: 14/05/2010 ás 13:19h
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados