Canal Comunitário
Domingo, 15 de Setembro de 2019
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
A pergunta que não quer calar: o que houve com a Tv Roc?
Fora do ar desde a madrugada de segunda-feira, tv comunitária da Rocinha enfrenta problemas judiciais e pede aos funcionários '15 dias de prazo'. Assinantes sofrem por falta de informações
 A pergunta que não quer calar: o que houve com a Tv Roc? "A TV Rocinha (TV ROC) é uma mistura de operadora de televisão por assinatura e canal de televisão brasileiro. É de circulação restrita aos moradores da Favela da Rocinha, Rio de Janeiro."

Essa é a forma com que a Wikipédia, a enciclopédia mundial, se refere a tv comunitária á cabo que opera em São Conrado e atende a Rocinha há mais de uma década. O que a enciclopédia e a internet não conseguem revelar aos internautas e assinantes da empresa é o que está havendo com o serviço da Tv Roc, que foi cortado subitamente e deixou muita gente sem acesso a tv.

"Minha filha pede o tempo inteiro o Discovery Kids, e eu to com meus chuviscos aqui", revela Fernandes Junior, apresentador do Botequim do Muvuka, uma das maiores atrações da grade da emissora oficial da Rocinha.

Fernandes está preocupado com o futuro da empresa que ele considera um patrimonio cultural da comunidade e até publicou mensagem numa rede social como título: "Adormece um gigante". Segundo o apresentador, mesmo impedido de dar continuidade a seu programa que vai ao ar todas as sextas á partir de 16h, ele está relativamente tranquilo com compromissos relacionados a patrocinadores do Muvuka". O mesmo não acontece com Mc Binho, que fechou novos acordos para seu programa "A Hora do Funk" e foi pego de surpresa com a notícia de que não poderia nem entrar na sede da Tv Roc. Por determinação da diretoria, funcionários foram orientados a não entrar na sede, que fica ao lado do Supermercado Sendas, em São Conrado.

Maior do Brasil
Segundo a imprensa noticiou em outubro de 2009, a Tv Roc seria a maior tv clandestina já descoberta no Brasil, pois tinha uma cartela de 6 mil assinantes e chegava a faturar até 200 mil por mês furtando sinal de outra operadora, de acordo com as autoridades policiais. A central foi lacrada e o dono preso pela polícia federal. O fato é que a empresa voltou rapidamente a operar na comunidade, desta vez sem alguns de seus principais canais. Desde então, a Roc enfrenta entraves com grandes operadoras, órgãos reguladores e processos na justiça. O dono da Tv Roc, o jornalista argentino Dante Quinterno, segundo funcionários, se encontra fora do estado do Rio, tentando resolver as questões judiciais que impedem o funcionamento da popular tv comunitária. O empresário pediu aos funcionários um prazo de 15 dias para que possa resolver o futuro da Roc, em contrapartida, a maioria dos assinantes não tem informações, pois ninguém atende as ligações telefonicas direcionadas a prestadora de serviços.

Quem está faturando alto com o drama da tv conhecida como oficial da comunidade são as chamadas "gatonet". Segundo a moradora Terezinha dos Santos, 63 anos, assinante da Tv Roc há quase 13 anos, os funcionários de uma "gatonet" próximo a casa dela não param de trabalhar para atender a grande demanda, afinal, ela pagava cerca de R$ 35 pelo serviço que considerava mais honesto, no entanto, na falta do sinal, assinou um carnê paralelo em caráter de urgência por R$ 20.

"Não é o que a gente queria não, mas o comentário é que a Roc faliu, que tava cheio de polícia na porta", justifica a moradora, que ainda lamenta pela falta do serviço, que preferia, mesmo sendo mais caro.

No site oficial da Tv Roc até agora, não há informações sobre a restauração do serviço, e muitos funcionários e profissionais da empresa já temem pelo pior. O relato quase que geral de quem acompanha os tramites, é de que a Sky quer tirar a Roc do caminho para vender o sinal mais caro na Rocinha, inclusive já o faz. Há uma década e meia atrás nenhuma empresa se aventurou pelos becos e vielas da maior favela para oferecer o serviço á um preço justo na comunidade, só o Dante. Hoje, com todo esse progresso imPACtante da Rocinha, todos querem comer o filé. Mal ou bem, a Roc realmente faz parte da história contemporânea da comunidade, e merece respeito por isso. Perder a TV Roc na atual conjuntura, seria um retrocesso, um aborto cultural, justamente no momento de maior progresso da história da Rocinha. Força Roc! Estamos torcendo por você!

EM TEMPO: Pouco mais de 12 horas após a veiculação desta matéria acima, fomos avisados que a Tv Roc felizmente voltaria a operar á partir das 13h do dia de hoje (01 de outubro de 2010). Sem dúvida, uma vitória pra Rocinha.



Fonte: Da Redação Rocinha.org - Ocimar Santos / Foto: Reprodução. Atualizado em: 01/10/2010 ás 11:48h
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Joao guilherme
Postado 30/9/2010 18:12:11
Não tem só a sky não,tem via embratel e a oi.
1 - 2
O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados