
William de Oliveira, líder comunitário, sugere á comunidade: "Deus está no controle". Foto: Facebook
Com a intenção de evitar abusos contra os direitos da população, a defensoria Pública do Estado do Rio informou que estará na favela da Rocinha neste domingo, para monitorar a ocupação policial na comunidade.
Uma van da instituição ficará no acesso principal à comunidade, à partir das 9h, para ouvir denúncias dos moradores.
É a segunda fez que a defensoria acompanha a instalação de UPP. Na ocupação do Morro da Mangueira, o órgão também acompanhou de perto a abordagem dos policiais.
O líder comunitário da Rocinha William de Oliveira está mandando mensagens para os moradores com o seguinte conteúdo: "Fechamos hoje Junto com a Defensoria Publica Dr. Henrique e + 11 defensores que estarão a disposição da Comunidades da Rocinha apartir das. 9:00 hs da manhã, teremos 3 pontos de atendimentos a Rocinha, Rua 1, Nos apartamentos do Pac, no centro da Rocinha e na Amabb. Teremos a participação de todas as instituições e membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Caso algo impossibilite a entrada, esta estrutura estará no pátio da Igreja Universal. Deus abençoe a todos. Meu contato para qualquer informação ou reclamações é 9509-2253.
Desabafos em redes sociais
Moradores da comunidade da Rocinha continuam expressando seus anseios e opiniões em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Algumas pessoas se comportam sarcásticamente e de um jeito bem carioca fazem piada com o momento, dizendo coisas do tipo: "Hoje a Rocinha e o Vidigal vão bombar. Várias equipes convidadas", "gatonet no alto do morro já não funciona mais", "o morro nunca teve tanta vaga para estacionar". E por aí vai. Líderes comunitários mais conscientes como Antonio Xaolim, ex-presidente da Associação de Moradores revela: "A nossa querida e carismática Rocinha pede a todo o Brasil e aos brasileiros que orem, para que seu povo sofrido não sofra ainda mais. Domingo virão tanques, coturnos, helicópteros, sirenes e gritos que amendrontarão seu povo. Se nem a USP foi poupada, imagine a favela..."
A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Barcelos (AMABB) está puxando uma campanha que faz a seguinte sugestã aos moradores: "ROCINHA: COLOQUE QUALQUER TECIDO BRANCO EM SUA JANELA... VAMOS MOSTRAR AO MUNDO NOSSO DESEJO DE PAZ...Pode ser um lençol, uma toalha, uma blusa... Importante que façamos uma corrente e que as imagens das TVS que cobrirão a ocupação mostrem o GESTO DE PAZ em cada janela, em cada casa, em cada pedacinho da Rocinha..."
Impulsionado pelo momento da Rocinha, vídeo da Revolta dos moradores em 1987 (postado por Rocinha.org) já tem cerca de 20 mil acessos no Youtube. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=8okKtKxfNSA&feature=player_embedded
Fonte: Da Redação Rocinha.org com informações do Jornal do Brasil
