Canal Comunitário
Segunda, 1 de Maio de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Moradores da Rocinha recebem título de posse do Governo
Governo entrega título de posse para 136 moradores de unidades habitacionais na Rocinha. Os contemplados com os imóveis do PAC eram moradores residentes em áreas de risco da comunidade
Moradores da Rocinha recebem título de posse do Governo

Até o próximo ano serão regularizadas 4,5 mil moradias na comunidade. Foto: Ricardo Leoni

O governo do estado do Rio  de Janeiro entregou nesta terça-feira (25) a documentação que torna legítima a posse de 136 imóveis aos moradores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade da Rocinha, em São Conrado, zona sul da capital fluminense. 

O trabalho, feito por meio do Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj), precede o título de propriedade e deve ser entregue até o início de 2012.

Segundo o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, os contemplados com os imóveis do PAC na Rocinha eram moradores residentes em áreas de risco da comunidade ou que tiveram que deixar suas casas que deram lugar a obras de uso coletivo, como quadras esportivas, vias de acesso ou centros comunitários.

Ainda de acordo com Picciani, até o próximo ano serão regularizadas 4,5 mil moradias. O secretário ressaltou ainda que a tendência é ampliar o trabalho para outras comunidades, por causa do alto índice populacional da Rocinha.

”A comunidade da Rocinha já é bastante adensada e por isso há todo um esforço para a sua regularização e também para que as ocupações não cresçam mais”.

Como acontece na maioria das cerca de mil favelas do Estado do Rio de Janeiro, muitos moradores sequer possuem qualquer documento que comprove a posse de seu imóvel. Em muitos casos o bom e velho contrato de gaveta ainda é uma solução bastante usada entre as partes que primam pela confiança em seus negócios quando o assunto é compra ou venda de imóveis.

O documento de maior valia em comunidades como a Rocinha por exemplo, ainda é o Compra e Venda emitido e certificado pela Associação de Moradores, que conta com a assinatura de testemunhas em papel timbrado, porém, o valor desse documento pode sair caro, em algumas situações o preço pode girar em até 5% do valor da negociação. Para documentar a venda de um imóvel no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) o proprietário pode ter que desenbolsar até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) como forma de pagamento a Associação.



Fonte: Com informações da Agência Brasil
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados