Canal Comunitário
Terça, 2 de Setembro de 2014
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Ong Pensando Junto (Gabriel O Pensador)

O que é o Pensando Junto?
O Pensando Junto é um Projeto Social, educativo e cultural que atende a crianças e jovens da comunidade da Rocinha, proporcionando a seus participantes, acesso à cultura, educação, lazer, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico.
O projeto foi criado a partir da indignação do rapper e ativista social Gabriel O Pensador, que de perto acompanhava o crescimento de jovens que faziam malabares em um sinal de trânsito, perto de sua casa e em frente a comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro.

 

 O que o Pensando Junto faz?

O principal objetivo do programa do Pensando Junto é estimular os participantes
a repensar seus valores e desenvolver sua auto-estima, criando oportunidades
para seu desenvolvimento através de uma rotina repleta de atividades físicas
e intelectuais, que lhes desperte a conscientização de seu potencial para ter
uma vida ainda mais digna. Como atingimos nossos objetivos? Para ingressar no
Programa, todos devem estar freqüentando a escola formal, sendo seu desempenho
acompanhado constantemente e incentivado por nossos profissionais. Aqueles que
não estão matriculados ou abandonaram as aulas são (re)encaminhados a uma escola.
Todos os integrantes devem freqüentar aulas de rap, break, DJ, português, matemática, cidadania, informática e artes plásticas.

 

 

O Pensando Junto promove passeios mensais a museus, peças teatrais, eventos culturais, de lazer… Há também um intercâmbio com projetos de outras comunidades, criando elos de comunicação e incentivo mútuos. Em datas especiais, a equipe de coordenadores do Pensando Junto organiza festas de integração.
Mensalmente, cada integrante recebe uma doação de cesta de alimentos por sua participação assídua ao projeto, esta entrega é realizada em reunião familiar.

Atualmente, o Pensando Junto possui personalidade jurídica própria e conta com o apoio e patrocínio da empresa Pernod Ricard, porém visamos novas parcerias objetivando uma consolidação dos nossos ideais.

 

 

Depoimento do Gabriel O Pensador

O que você quer ser quando crescer? Para muitos dos pequenos grandes malabaristas de rua do Rio, esta pergunta infelizmente pode soar como piada de mau gosto. Sempre que batia um papo com eles nos sinais, eu preferia perguntar apenas se estavam estudando, e insistia em ouvir a verdade: alguns estavam abandonando a escola, outros nunca tinham visto uma sala de aula. “Como convencê-los da importância do estudo e da possibilidade de “ser alguém” na vida sem se deixar seduzir pelos atalhos do crime? Dizer que eles eram capazes não adiantava, era preciso dar um jeito de lhes fazer descobrir isso (e mais um monte de coisas) na prática.” Foi assim que idealizei o projeto Pensando Junto, convocando uma turma conhecida de meninos que viviam na esquina do tempo, sem vontade (ou com medo) de crescer.

 O Pensando Junto começou com 7 jovens tendo aulas de cidadania em uma pequena sala cedida por uma associação de moradores na Rocinha em alguns horários e dias restritos.
Esta realidade começou a se modificar a partir do apoio da empresa Allied Domecq, que interessada pelo projeto, passou a financiar novas atividades, gastos operacionais e um novo e mais amplo espaço, que possui duas salas, um banheiro e uma cozinha, onde o projeto se localiza até hoje. Este local é uma referência para o jovem quando está ocioso.
O Pensando Junto, agora não atende apenas jovens oriundos dos sinais de trânsito, mas jovens da Comunidade da Rocinha que estejam interessados em participar. Trabalhamos com 30 jovens com idade entre 08 e 18 anos e a procura por uma vaga aumenta a cada dia, hoje o projeto possui uma lista de espera com cerca de 60 nomes.

A Rocinha é a maior favela da América Latina, com mais de 200 mil habitantes. O fato de ser mais desenvolvida que outras favelas não impede a Rocinha de ser considerada uma das mais violentas regiões do Rio de Janeiro, enfrentando graves problemas com o tráfico de drogas e os constantes tiroteios.
Os participantes do Pensando Junto são crianças e jovens de famílias abaixo da linha da pobreza, que foram identificadas como estando em situação de risco pessoal e social.
Através deste programa, visa-se a prevenção e reinserção social aos jovens em situação de risco, promovendo orientação, informação, repensando seus valores e desenvolvendo sua auto-estima, facilitando o caminho para conscientização de seu potencial, deixando de ser um “excluído” para ser um “incluído”.

 

“Pensa! O pensamento tem poder
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não só dizer.
Você também tem que fazer! Faz!
Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer”.

Gabriel O Pensador (visitar site oficial)



Fonte: Site Oficial
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2013  ® Todos os direitos reservados