Canal Comunitário
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
Instituto Reação: transformando vidas através do judô
Instituto Reação: transformando vidas através do judôO Instituto Reação é uma associação sem fins lucrativos que atua em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do judô. A filosofia do Projeto está baseada na força do esporte como elemento fundamental para o desenvolvimento humano.

As origens do Instituto Reação estão em 2000 no projeto “EducaAção Criança e Futuro”. mas foi em abril de 2003, que foi fundado oficialmente.  O Projeto atende cerca de mil crianças e jovens, entre quatro e 25 anos de idade, nas comunidades da Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada, os quatro pólos do Projeto.

Hoje, o Reação já pode oferecer a seus alunos muito mais que o judô. Além de proporcionar eventos de integração e socialização, como reuniões, festas, passeios culturais e competições, o Pólo Rocinha oferece apoio psicológico, atendimento fisioterápico, aulas de reforço escolar, inglês, cursos de incentivo à leitura e criatividade artística. O objetivo é, em breve, levar essas atividades para todos os pólos.


Histórico

A criação do Instituto Reação está justamente na consciência e força de vontade de um judoca: Flávio Canto, nascido em Oxford, Inglaterra, em 16 de abril de 1975.

Criado por uma família de classe média alta, poderia simplesmente seguir o seu caminho sem olhar o mundo à sua volta. Mas ele fez justamente o oposto. Depois de passar um momento de reflexão após perder a seletiva para disputar as Olimpíadas de Sydney, em 2000, Flávio Canto, sempre envolvido em atividades filantrópicas, resolveu ir mais longe.

A convite do professor Pedro Gama Filho foi dar aulas de judô como voluntário no projeto "EducaAção Criança Futuro", que tinha filiais em cinco comunidades carentes do Rio de Janeiro, entre elas a Rocinha. Mas como o "EducaAção Criança Futuro" contava com grande verba da Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto perdeu sua base financeira na troca de mandatos após as eleições municipais. Entretanto, ao contrário de outras comunidades onde estava presente, que tinham professores remunerados, a unidade da Rocinha, conseguiu sobreviver muito em função do esforço do judoca Flávio Canto, que trabalhava voluntariamente.

Para dar continuidade ao projeto, o judoca resolveu criar uma nova organização. Em abril de 2003, nascia o Instituto Reação. “Reação vem de reagir. É muito fácil você mudar o mundo, falta atitude, falta reação." - explica o fundador do Instituto Reação Flávio Canto.

Em quatro anos, o Instituto Reação se desenvolveu e atualmente está presente em quatro comunidades do Rio de Janeiro.


Pólos

Rocinha: é o pólo base, em que o judô é o carro chefe. Foi neste pólo que o Instituto começou e teve a sua sede administrativa do projeto. Atendendo a aproximadamente duzentas e cinquenta crianças e jovens. Antigo endereço: Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare – Av. Niemeyer 776 – São Conrado – Rio de Janeiro – Cep: 22451-260

Novo Endereço: Centro Esportivo da Rocinha - Rua Bertha Lutz, nº85 - São Conrado - RJ (Á poucos metros da antiga sede)

Pequena Cruzada:
é um semi-pensionato para meninas com escola também. Neste pólo, o judô entra como um acessório. Atende a aproximadamente cem alunas. Endereço: Rua Fonte da Saudade 204 – Lagoa – Rio de Janeiro

Tubiacanga:
é o pólo mais recente, criado em julho de 2007. É talvez a comunidade mais carente, entre os quatro pólos. Tem a metodologia mais próxima do Pólo da Rocinha. Atende a aproximadamente duzentos alunos. Endereço: Rua 88 nº 65 – Clube Flexeira – Tubiacanga – Cep: 21932-797

Cidade de Deus
: é o maior pólo em termos de números de alunos, com aproximadamente quatrocentos. O técnico de judô do Flávio Canto, Geraldo Bernardes trabalha junto com a associação de moradores da comunidade. As aulas são ministradas na academia Body Planet, em Jacarepaguá. Endereço: Estrada do Gabinal nº 500 – Freguesia – Jacarepaguá - Rio de Janeiro.

Acompanhe Newsletter do mês de março

(visitar site oficial)



Fonte: Instituto Reação / Foto: Sergio Huoliver / COB / Divulgação
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados