Canal Comunitário
Terça, 20 de Novembro de 2018
Ouvir Radio
busca
Buscar
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                         Mude o tamanho do texto Fonte 12 Fonte 14 Fonte 16
LANCENET! acompanha Brasil x Costa do Marfim na Rocinha
Localizada entre a Barra e a Zona Sul, a Rocinha é considerada a maior favela a América Latina
LANCENET! acompanha Brasil x Costa do Marfim na Rocinha

Moradores da Rocinha arrumam viela para assistir a partida (Foto: Mauro Graeff)

O tradicional churrasco na laje aos domingos teve um motivo especial na Rocinha, domingo. A maior favela do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, vestiu-se de verde e amarelo para ver o segundo jogo do Brasil pela Copa. A equipe de reportagem do LANCENET! acompanhou o dia na comunidade ao lado de um grupo de turistas estrangeiros.

Em meio a traficantes que sobem e descem o morro com fuzis AR-15 e metralhadoras de guerra, moradores apaixonados pela Seleção enfeitaram os becos e prepararam um ritual especial para assistir à partida. Os locais mais bem arrumados, no entanto, você não vai ver. Os chefes do tráfico não permitem fotos.

Apesar da lei imposta pelo crime, a comunidade da Rocinha (sempre vale ressaltar que pessoas honestas formam a maioria) vibrou desde o início do dia. Nas vielas apertadas, moradores com camisetas canarinho. Mesmo de última hora, havia gente pintando os barracos e pendurando faixas. Os artigos mais procurados nas lojinhas eram os fogos de artifício, vendidos a R$ 8 a caixa.

Na hora do jogo, até mesmo o trânsito frenético de motos parou.

– A Rocinha ama o futebol. É o lugar mais lindo do Rio de Janeiro. Pena que vocês não podem mostrar tudo, porque sempre vai ter alguém armado por perto – falou um morador aos turistas.

Os visitantes estrangeiros, atônitos com a mistura de violência e alegria na Rocinha, se sentiram em uma cena de filme.

– É incrível! Não tenho mais dúvida de que o Brasil é o pais do futebol. Como essas pessoas conseguem ter alegria para torcer em meio a esses bandidos? – questionou o uruguaio Roberto Oyharzabal.

– É o Brasil – respondeu o guia.

Por dentro da Rocinha

A maior
Localizada entre a Barra e a Zona Sul, a Rocinha é considerada a maior favela a América Latina. As últimas estimativas indicam que 100 mil pessoas vivem lá.

Tráfico
Ainda é um território dominado por traficantes armados. Lá ainda não chegaram as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s).

Projetos
Apesar do domínio do tráfico, na favela há escola de samba, centro olímpico e dezenas de projetos sociais.

Turistas
A favela atrai milhares de turistas estrangeiros que podem circular livremente com os guias.

Visão do passeio - Antonio Serpa (Enviado especial do “Olé” ao Rio de Janeiro)

"Visitar uma favela é uma experiência extraordinária. Única. Indescritível. Sobretudo, porque ajuda a confirmar algumas ideias que temos sobre a realidade em que vive a criminalidade e ao mesmo tempo destrói outros mitos.

No momento em que chegamos à Rocinha, no fim da manhã de ontem, as imagens do filme Cidade de Deus começaram a vir à minha cabeça. Vimos um jovem armado de fuzil, uma cena assustadora. Passado o susto pelo imprevisível, foi um momento especial, surpreendente.

O mais impressionante de tudo é que a face menos mostrada da favela para o mundo é a da amabilidade e da receptividade da maioria das pessoas. Capazes de descobrir um argentino disfarçado com a camiseta da Seleção Brasileira e rirem disso.

O sorriso é uma imagem pouco retratada da Rocinha para o exterior. É uma imagem tão forte e tão real como qualquer outra."

LINK ORIGINAL



Fonte: Mauro Graef Junior / Lance Net - OBS: A função do canal ROCINHA NA REDE é mostrar o que falam e o que pensam outros veículos de mídia com relação a Rocinha. Os fatos relatados nos textos não expressam necessariamente a opinião de Rocinha.org, muito menos sua linha editorial.
Enviar este texto para um amigo          Imprimir este texto            Confira mais notícias relacionadas                        
Faça seus comentários a respeito deste texto
Dê sua opinião
Não há Comentários publicados.

O mais autêntico Blog da Rocinha. Matérias dos tempos antigos e posts do primeiro site www.rocinha.org estão na área de Blog

© Copyright 2007-2015  ® Todos os direitos reservados